quarta-feira, 28 de julho de 2010

Roda de Diálogo com Linha Dura (MT) na Estação Cabo Branco sábado


A CUFA - Paraíba realizará na Estação Cabo Branco neste sábado,(31) à partir das 14 h, na Sala 1, uma roda de diálogo, dentro do Projeto Encontro de Formação Hip Hop À Frente, com temas "HIP HOP E NOVAS MÍDIAS", "AUTO-GESTÃO E GERAÇÃO DE RENDA NO HIP HOP".
A mesa terá convidados como o Rapper Linha Dura do Mato Grosso, o Rapper Miguel Carcará do Rio do Norte e o Graffiteiro GigaBrow da Paraíba.

Linha Dura tem uma significante atuação em projetos sociais no Mato Grosso através da CUFA – Central Única das Favelas e vem estimulando ações sociais em outros estados Brasileiros por meio da rede Hip Hop Fora do Eixo, além de produzir vários eventos com grandes nomes da cultura hip hop.

Miguel Carcará, artista paraibano que vive na cidade de Natal e desenvolve um projeto chamado Carcará na Viagem, mistura rap com a música regional, destaque na cena musical do Rio Grande do Norte, desenvolve seu trabalho de forma independente e atua como Coordenador do Núcleo de Hip Hop da Cufa no Estado do Rio Grande do Norte.
Aginaldo Pereira, mais conhecido no movimento artístico como GigaBrow é um dos grafiteiros mais conceituados na capital paraibana, suas artes são sempre apreciadas nas paredes da cidade, além de exposições fotográficas e criação de curtas, GigaBrow também é produtor de eventos e em suas produções o destaque é a originalidade, já aprovou diversos projetos ligados a cultura do graffiti e hoje sobrevive exclusivamente de sua arte.
O Encontro de Formação Hip Hop À Frente faz parte do cronograma de atividades do Projeto Nacional RPB - Rap Popular Brasileiro Festival - Etapa Paraíba que acontecerão no mês de agosto e com final dia 16 de outubro no Ceará. As inscrições ainda estão sendo realizadas no Site:www.cufaparaiba.org ou na Sede Administrativa da CUFA PB, na Rua Nossa Senhora da Paz, nº 15 - Grotão.
O Projeto tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e ainda terá no mês de agosto a realização do I Campeonato da Liga Internacional de Basquete de Rua, e a etapa Paraíba do RPB que levará o grupo vencedor para a Final Nacional, com o apoio do Designer Gráfico Sergio Melo, do Estúdio Peixe Boi, da Loja Infect Skateboard.
Neste dia o evento terá a apresentação musical de Linha Dura, Caracará na Viagem, Manifestarte, Chicobomba e Zébaga na Praça Coqueiral em Mangabeira a partir das 19h.

Participe é gratuito!


Káthya Barros
Coordenadora Estadual de Comunicação CUFA-PB
e-mail: kathyabarros.cufapb@gmail.com
blog: kathyabarroscomunica.blogspot.com
twitter:@kathyabarros / Skype: kathya_barros
Fone: (83) 8835-3038 (83) 9631-9956
www.cufaparaiba.org


CUFA-PB realiza oficina gratuita de Trançado Afro para Jovens

A Central Única das Favelas Paraíba- Núcleo Maria Maria CUFA-PB realizou oficinas gratuitas de Trançado Afro para Jovens do Vale do Gramame e Grotão, participaram do projeto cerca de 20 mulheres dessa região.
O objetivo foi desenvolver ações de empoderamento e elevação da auto-estima das mulheres, além do trançado, estaremos realizando também oficinas de artesanato, customização, grupos de estudos, rodas de diálogo, ações que ajudem as mulheres a buscarem o seu protagonismo, diz Elizabeth Carneiro, Coordenadora do Núcleo.


A CUFA PB tem o objetivo de fomentar ações voltadas as mulheres em todas as suas bases, hoje estamos nos municípios de Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita no Distrito de Livramento e João Pessoa, é importante tratar das questões de gênero, dessa forma podemos avançar em vários aspectos sociais, afirma Monalisa de Andrade, Coordenadora do Núcleo LGBT e fotógrafa.
O Núcleo Maria Maria da CUFA-PB tem por objetivo desenvolver trabalhos para mulheres de baixa renda que queiram aprender uma profissão. Fundado em 2009 o Núcleo vem desenvolvendo diversas ações neste foco tentando centralizar as oficinas na Sede de Ações Permanentes.

Conheça a CUFA-PB: www.cufaparaiba.org

ASSCOM CUFA PARAIBA


terça-feira, 27 de julho de 2010

CUFA-PB realiza show com o Rapper Linha Dura neste sábado

A Central Única das Favelas Paraíba promoverá neste sábado, dia 31, à partir das 19h na Praça Coqueiral em Mangabeira, o Festival Hip Hop À Frente, que faz parte da programação do Festival Nacional RPB - Rap Popular Brasileiro - etapa Paraíba.


O Projeto RPB Festival tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e trás além do Festival de Rap, oficinas de hip hop que estão sendo realizadas durante o mês de Julho, Encontros de Formação com temas direcionados ao Hip Hop e Novas Mídias, Auto-Gestão e Geração de Renda no Hip Hop, Formandos e Formadores, Hip Hop nas Escolas entre outros.

Para os (as) Rappers que queiram participar e concorrer no maior Festival de Rap Br
asileiro, basta se inscrever pelo site www.cufaparaiba.org ou procurar a Sede Administrativa, na Rua Nossa Senhora da Paz, n° 15 - Grotão, informações pelo número 83 8814-5528 .A CUFA também disponibilizará no dia 31, último dia de inscrição, na Praça Coqueiral uma tenda de inscrições . As etapas ocorrerão no mês de agosto e a final no dia 16 de outubro no Ceará. O Festival oferecerá transporte para o grupo ou artista vencedor, também para os demais participantes do festival, ao todo 20 vagas serão distribuídas pela organização para quem quiser conferir de perto o evento no Ceará. Além do transporte, o grupo vencedor gravará uma música single no Estúdio Peixe Boi com o Produtor Marcelo Macêdo, terá a logo do seu grupo ou do seu trabalho produzido pelo designer Sérgio Melo,além de dois instrumentais produzidos pelo produtor musical Dj Joh e brindes da Loja Infect Skateboard , seu trabalho ou de seu grupo será divulgado nos veículos de comunicação virtuais da CUFA PB.

O Festival Hip Hop À Frente trará para João Pessoa neste sábado, os grupos Chicobomba e Zébaga, Manifestarte e Carcará na Viagem do Rio Grande do Norte, e o rapper Linha Dura do Mato Grosso, um dos principais artistas do gênero na sua região.

Paulo Ávila, comumente chamado por Linha Dura, é Rapper Cuiabano engajado em movimento social e militante do Movimento Hip-Hop, desde o ano de 1996. A influência familiar traz em sua veia os sons e ritmos da raiz negra, e uma história de muita magia musical que embalou sua infância na cidade de Barão do Melgaço – MT, cidade esta rica na preservação da cultura popular passando de geração a geração os ritmos e os mitos do Siriri e Cururu. Para Linha Dura este foi o início de uma grande história musical, pois desde então o som e a importância da valorização da cultura popular tem influenciado e muito suas composições. Segundo Linha Dura “o Siriri e o Cururu é mais do que som, é uma manifestação afro especifica do mato-grosso.

Tem grande atuação em projetos sociais em Mato Grosso através da CUFA – Central Única das Favelas e vem estimulando ações sociais em outros estados Brasileiros por meio da rede Hip Hop Fora do Eixo, além de produzir vários eventos com grandes nomes da cultura hip hop. Já realizou shows e dividiu palco com o grupo paulista SNJ, Apocalipse 16, Racionais MC’s, MV Bill, Nega Gizza, Crew de Dj’s Clan Leste entre outros.

Linha-Dura acumula prêmios, como o "Abril pro Rap", realizado em 2001 na cidade de Brasília, onde, junto com o seu extinto C4, foi considerado o melhor grupo de rap do Centro-Oeste. Recebeu também o Prêmio Hutúz - o maior da América Latina no segmento Hip-Hop na categoria demo, ficando entre os cinco melhores. Sucesso absoluto, o mais recente CD lançado pelo Selo Nova Guarda “O Caminho da Resistência (Tchapa e Cruz)” teve grande repercussão na mídia especializada. Disco este com uma diversidade musical inexistente no estado, que utiliza o som, ritmo e letras para falar sobre educação, valorização da cultura local, políticas públicas e protestos. Características estas fundamentadas na cultura do povo cuiabano, onde são registrados os momentos marcantes da história regional. Com isso mostra que este veio pra fazer a diferença.

Conheça a Central Única das Favelas Paraíba: www.cufaparaiba.org


Káthya Barros
Coordenadora Estadual de Comunicação CUFA-PB
e-mail: kathyabarros.cufapb@gmail.com
blog: kathyabarroscomunica.blogspot.com
twitter:@kathyabarros / Skype: kathya_barros
Fone: (83) 8835-3038 (83) 9631-9956
www.cufaparaiba.org



CUFA PARAÍBA OFERECE OFICINAS GRATUITAS DE DISCOTECAGEM

A CUFA Paraíba realiza em parceria com o CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) do Vale do Gramame a oficina de Discotecagem com o DJ Guirraiz para os 35 alunos e alunas do Projovem Adolescente.

A ação faz parte do mês de oficinas desenvolvida pela Frente Brasileira de Hip Hop com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura, as demais oficinas estão sendo realizadas na sede de atividades práticas permanentes da CUFA na Rua Adão Viana da Rosa, 184 – Ladeira do Grotão e são gratuitas.

“O objetivo é divulgar os elementos do hip hop pela região e poder despertar o interesse dos jovens e das jovens, a gente sabe do potencial cultural da Paraíba, quem sabe não descobrimos um DJ Guirraiz no Vale? Além disso, nessa ação em especial, as meninas se destacaram tendo mais desenvoltura do que de costume, isso é bacana, inclui e envolve as pessoas.” Diz Kalyne Lima, idealizadora do Projeto e Coordenadora da CUFA PB”.

Segundo o DJ Guirraiz, ministrante da oficina, o que mais lhe agradou foi a disponibilidade dos jovens nas atividades propostas. “Não houve dificuldades, pelo contrário, a galera foi altamente acessível e disposta, fiquei feliz pelo resultado, sempre que puder pretendo voltar.”

A oficina ainda teve a presença da Educadora Keyla, que arriscou fazer uns scratches e adorou a experiência, a coordenadora do CRAS, Cida Sarinho e o Senhor Lau Siqueira, Secretário do Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa.

Maiores informações, acesse www.cufaparaiba.org .



ASSCOM CUFA PARAÍBA



sábado, 10 de julho de 2010

PROJETO BERIMBAU TERAPIA E CUFA CABEDELO PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS CONTRA AS DROGAS PARA MELHOR IDADE

A Central Única das Favelas Paraíba, Sede Cabedelo,através do Projeto Berimbau Terapia e o Núcleo CAPOCUFA promoverá nesta quinta feira, dia 08,uma Intervenção com Ações Educativas de Enfrentamento a Drogadição. A Ação terá inicio as 07:30h na Unidade de Saúde de Camalaú, na Rua João Castor de Sena, 356, Cabedelo.

O objetivo da Ação é envolver os idosos do Projeto Berimbau Terapia( Capoeira Adaptada), numa vivência onde o dialogo e a informação serão postos como mecanismos pedagógicos no combate a drogas na comunidade. A Palestra Educativa tem como tema:” O Efeito das Drogas Não Afetam Só o Usuário”
O Projeto Berimbau Terapia é desenvolvido pelo Contramestre Adeilson Morais, Coordenador da Base CUFA Cabedelo e Coordenador do núcleo CAPOCUFA Paraíba e trás em um de seus pilares fundamentais o exercício para o corpo e a mente de pessoas da Terceira Idade.

Durante o evento o Sr. Deusimar Guedes- Gerente do Programa Anti-drogas do Governo do Estado, palestrará sobre a drogadição e em seguida abrirá uma roda de diálogos para as duvidas que surgirão.O Sr. Deusimar além de ser agente da polícia Federal é professor e escritor do livro:”Drogas Problemas Meu e Seu”

“Venho tentando promover essa Ação já algum tempo e agora com a Parceria do Sr. Guedes, que é autoridade no Assunto aqui na Paraíba, conseguimos mobilizar nossos idosos. Sei que eles têm muitas duvidas e que essa palestra facilitará suas atitudes em situações dentro da sua própria família”- Relata Adeilsom Morais

A CUFA já vem desenvolvendo Projetos Anti-drogas por todo o País, as referências dentro da CUFA é Manoel Soares e Francisco José Pereira ( Preto Zezé), conhecidos nacionalmente pelas suas intervenções,este último tendo sido um dos componentes na criação do Programa Anti drogas do Governo Lula, além de palestras e livros lançados sobre o assunto.

A Intervenção se estenderá para o interior paraibano, quarta feira, dia 28, a Palestra será realizada na cidade de Areia com uma grande Caminhada mobilizando as Comunidades, Escolas e Poder Público local.

E Objetivando fortalecer o seguimento, a CAPO CUFA-Paraiba realizará entre os dias 06 e 08 de Agosto um Encontro de Capoerista na cidade de Maturéia, Sertão Paraibano.

Conheça a CUFA: www.cufaparaiba.org


Káthya Barros
Coordenadora Estadual de Comunicação CUFA-PB
e-mail: kathyabarros.cufapb@gmail.com
blog: kathyabarroscomunica.blogspot.com
twitter:@kathyabarros / Skype: kathya_barros
Fone: (83) 8835-3038 (83) 9631-9956
www.cufaparaiba.org


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ganhadores do RPB 2009- Os Gramáticos são entrevistados pela CUFA Paraíba

A Central Única das Favelas promove um evento que está movimentando o rap no estado paraibano. O RPB FESTIVAL ou o Rap Popular Brasileiro Festival, que oportuniza grupos locais a mostrarem o seu potencial dentro da cena do Hip Hop na Paraíba e no Brasil.
O grupo Ataque Beliz, do Paranoá (Distrito Federal), primeiro vencedor do Festival, lançou recentemente seu primeiro CD, ganhou destaque nacional e atualmente concorre ao “Novos Nomes Brasileiros do Rap” na MTV.
Os gramáticos, que foram ganhadores do festival RPB 2009 - Edição Paraíba, mostraram suas músicas de boa qualidade no cenário Rap do Rio de Janeiro com um som forte e gramaticalmente pesado rimando poesias nas batidas do Rap. A banda é formada por Eduardo, Cristian e Ailton, está nesta formação desde o ano de 2007, os três são responsáveis pelas composições musicais.

O Grupo cedeu uma entrevista para a Central Única das favelas falando da experiência de terem sido ganhadores do RPB 2009, suas propostas dentro do hip hop, mostrando em sua poesia toda a formação do grupo, falaram também da importância que a CUFA tem dentro do cenário musical oferecendo espaço como esse evento para um estilo tão restrito ainda na Paraíba.
O Rap Popular Brasileiro 2010 já está com suas inscrições abertas no Site oficial da CUFA Paraíba: www.cufaparaiba.org, e vai até o dia 31/07/10.A Primeira eliminatória acontecerá no dia 08 de agosto no Anfiteatro da Praça dos Funcionários II.
Quer mostrar também seu trabalho no Rap? Está é a oportunidade! Não perca tempo!
As inscrições são gratuitas e você e sua Banda podem se apresentar dia 16 de outubro nos palcos do Ceará, defender o nosso Estado e ainda ser conhecido em todo o País como a mais nova voz do rap brasileiro.

Em breve postaremos na íntegra o vídeo com os Gramáticos.

Káthya Barros
Coordenadora Estadual de Comunicação CUFA-PB
e-mail: kathyabarros.cufapb@gmail.com
blog: kathyabarroscomunica.blogspot.com
twitter:@kathyabarros / Skype: kathya_barros
Fone: (83) 8835-3038 (83) 9631-9956
www.cufaparaiba.org


Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More