sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Abertas as votações para o Prêmio Anú 2010

Estão abertas as votações para o Prêmio Anú 2010, promovido pela Central Única das Favelas - CUFA, que visa chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano, valorizando e reconhecendo publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, tais como comunidades isoladas.

Sendo assim, entre as iniciativas de organizações sociais da Paraíba estão concorrendo os projetos "A arte e o social" do Grupo União São Francisco, “A roda do sol” da ONG Apôitchá, “Ecoeducação” da Escola Viva Olho do Tempo, “Recursos Hídricos - Acesso e Manejo sustentável” do CEPFS e “Pifercussão” que é uma iniciativa independente.

Símbolo da CUFA, o Anú Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro – bem como contra os negros – fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro. A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o Anú como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.

Após a fase regional, apenas uma iniciativa por estado poderá disputar a etapa nacional, onde o melhor projeto brasileiro de 2010 será escolhido através do voto popular. A premiação será realizada no dia 07 de fevereiro de 2011.

Clique aqui e conheça os projetos indicados na Paraíba.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More