terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto de Alagoa Nova concorre a prêmio nacional

O Projeto Cuidado Social está concorrendo a segunda edição do Prêmio Anu. Realizado na cidade de Alagoa Nova a iniciativa é do Movimento Vicentinos, colaboradores voluntários fazem visitas domiciliares semanais à famílias desamparadas, sobretudo com pessoas idosas ou doentes. Tem como objetivo ajudar a todos que necessitem de ajuda sem distinção de cor ou credo político e religioso , para pagarem suas contas domiciliares como contas de água, luz, de feiras.

O objetivo do prêmio é reconhecer ações desenvolvidas dentro de favelas e demais espaços em desvantagens sociais, que buscam melhorias em qualidade de vida, inclusão e capacitação nessas áreas de atuação buscando as melhores ações em todo território nacional.

Estão concorrendo a uma vaga na final o projeto Abre a Porta e Deixa a Leitura Entrar, da ONG Apôitchá, a Escolinha Cariris Mirins, do Grupo de Cultura Os Cariris, Cuidado Social do Movimento Vicentinos, o Projeto Molecada, do músico Fumaça e o Espetáculo Raízes, do Centro de Estudos, Pesquisas e Expressões Artísticas Os Sertões. As votações devem ser feitas pelo site www.premioanu.com.br.

A cerimônia de premiação será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 29 de fevereiro de 2012, onde os vencedores estaduais receberão o Anu de Ouro e a melhor ação nacional receberá o prêmio destaque da noite: o Anu Preto.

O Prêmio Anu é assim chamado em homenagem ao pássaro Anu - Preto, que pode ser encontrado em todo o país. O pássaro se tornou alvo de preconceito, símbolo de agouro e repudiado pela população nacional, pois no período colonial os escravos eram assim insultados pelos portugueses e espanhóis. A CUFA trouxe para a sua premiação o Anu como símbolo, indo de encontro à quebra de tabus e dissolvendo preconceitos.


sábado, 19 de novembro de 2011

Prêmio Anu 2012 – O Reconhecimento Dos Que Fazem a Diferença

A CUFA- Central Única das Favelas realiza em 2012 a segunda edição do Prêmio Anu. O objetivo do prêmio é reconhecer ações desenvolvidas dentro de favelas e demais espaços em desvantagens sociais, que buscam melhorias em qualidade de vida, inclusão e capacitação nessas áreas de atuação buscando as melhores ações em todo território nacional.

Foram mais de 30.000 ações inscritas em todos os Estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Destas, apenas as 5 mais indicadas de cada localidade participarão da votação popular no site do evento.

A relação com todas as ações que entram na disputa estará disponível a partir do dia 18 de Novembro.

As votações estaduais das ações de todo o Brasil devem ser feitas pelo site www.premioanu.com.br do dia 25 de novembro a 30 de dezembro. Nessa primeira votação os estados possuem 5 ações, das quais uma sairá como a Melhor Ação Estadual, as melhores de cada estado concorrerão a Melhor Ação Nacional de 2011.

Em 31 de dezembro às 12h serão anunciados os vencedores estaduais e começará a eleição popular, também online, para melhor ação nacional.

O Prêmio Anu 2012 traz o tema “Parabéns Para Você” e vem para somar na grande celebração do aniversário de 10 anos da Central Única das Favelas. Durante essa década a CUFA abriu espaço para as expressões artísticas que surgem nas áreas marginalizadas pelo mercado do entretenimento e do esporte. A CUFA se entrelaça com tantas outras ações realizadas em favelas de todo o país no desejo de igualdade, liberdade, compromisso e valorização da vida humana. Assim, o Prêmio Anu unirá todas essas iniciativas exaltando suas mobilizações e atitudes sob os “Parabéns Para Você”. Parabenizamos as Favelas de todo o Brasil pela luta em demonstrar seus valores, parabenizamos os atores sociais que interferem com qualidade de vida nas regiões em que trabalham, fundamentalmente, sobre a necessidade de equilíbrio entre os poderes que se exercem sobre cada espaço, parabenizamos aqueles que mediam a paz e são encarregados diariamente pela transformação social, educativa e esportiva não só das favelas, mas de toda a nação.

A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 29 de fevereiro de 2012, onde os vencedores estaduais receberão o Anu de Ouro e o vencedor nacional receberá o maior prêmio da noite: o Anu Preto.

O Prêmio Anu é assim chamado em homenagem ao pássaro Anu- Preto, que pode ser encontrado em todo o país. O pássaro se tornou alvo de preconceito, símbolo de agouro e repudiado pela população nacional, pois no período colonial os escravos eram assim insultados pelos portugueses e espanhóis. A CUFA trouxe para a sua premiação o Anu como símbolo, indo de encontro a quebra de tabus e dissolvendo preconceitos.

O projeto conta com o patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Mais informações:

Serviço:
18 de novembro - Divulgação das 5 ações indicadas de cada estado;
25 de novembro a 30 de dezembro de 2011 - Votação popular nível estadual
31 de dezembro às 12h – Divulgação da mais votada Estadual
07 de Janeiro a 29 de fevereiro de 2012 (05 horas antes da premiação) - Votação popular nível nacional
29 de fevereiro de 2012 - Premiação


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CUFA realizou festival de serviços em Alagoa Nova

A Central Única das Favelas (CUFA) realizou no domingo(30), em Alagoa Nova, um festival de serviços na Escola Municipal Paulo Antônio Gaião. O Projeto teve como objetivo incentivar a participação de voluntários no desenvolvimento de ações educacionais e de cidadania.

O evento teve inicio às 08h30min com um café da manhã comunitário. Em seguida foram desenvolvidas as oficinas de Capoeira, Hip Hop, Trançado, alem de palestra, dinâmicas com as crianças e a presença do cabeleireiro Heleno.

A palestra teve como tema a "saúde da mulher", que foi ministrada pelas técnicas de enfermagem Carla rocha e Edigleide, e contou com a participação das mulheres da comunidade. A atividade teve como foco a conscientização das mulheres no que se refere às DSTs(Doenças Sexualmente Transmissíveis), e a importância de frequentar o ginecologista regularmente. No final da palestra foram sorteados brindes para as mulheres que estiveram presentes.

À noite, no Teatro Municipal, aconteceu uma mostra de cinema com o filme “Falcão: meninos do trafico”, que contou com um público considerável e que aos poucos foi chamando a atenção e a curiosidade da população de Alagoa Nova.

Para Adriana Duarte, “esta é uma iniciativa de cunho sócio-politico-cultural, e tem o objetivo de contribuir para o crescimento pessoal e social, resgate a auto-estima, empoderamento, e para o enriquecimento das experiências de ações comunitárias de jovens da cidade de Alagoa Nova”. Destacou a Coordenadora Municipal da CUFA.

Confira algumas fotos:








terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arte e Energia na Subestação

Graffiti é utilizado como arma a favor do consumo consciente de energia.

Hoje, dia 01 de Novembro, grafiteiros e grafiteiras se reúnem na Subestação da Energisa localizada na Avenida Rui Carneiro em João Pessoa, para um mutirão de aquecimento da campanha estadual “Arte e Energia na Subestação”, lançada pela Energisa em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), que objetiva grafitar as subestações de diversos municípios do Estado.

Os temas dos graffitis abordam o consumo consciente de energia a partir da mudança de comportamento, reciclagem, da utilização de equipamentos eletrônicos de baixo consumo de energia, abordam a segurança nas subestações, segurança doméstica e responsabilidade social.

Nesta primeira etapa, o projeto contou com a parceria dos grafiteiros Mumia, Perfect, Jog, Galego, Miss Freedom e Moom Child de João Pessoa, Paulo Pires de Lucena, Miguel Carcará de Natal, Marcelo Celo e Sponja de Campina Grande e Bonomo de São Paulo.

A partir de Dezembro de 2011 a campanha vai ser lançada oficialmente e os grafiteiros e grafiteiras poderão inscrever seus trabalhos e concorrer à premiação em dinheiro.

Maiores informações: 83 8814-5528.


Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More