sábado, 29 de maio de 2010

A CUFA Campina Grande projeta o resgate da cultura campinense

A Central Única das Favelas- Base Campina Grande, em seu Projeto de inclusão social através da Sétima Arte, visa o interesse da Comunidade Universitária na reabertura do Cine São José. O Coordenador da CUFA municipal, Thiago Alcântara, comenta que a organização deseja ampliar as formas de expressão das comunidades menos favorecidas de Campina Grande, o cine, como um lugar democrático, tornará possível o acesso das periferias às diversas formas de manifestações artísticas, contribuindo para a inclusão social.

Diante das constantes lutas e inquietações que permeiam os movimentos estudantis, torna-se vital conhecer e comungar das perspectivas e projetos das entidades universitárias, que promovam a formação ética e cultural dos cidadãos. Nesse contexto, insere-se a causa dos estudantes de Comunicação Social da UEPB em reaver o Cine São José, desativado há anos, como extensão do curso, espaço onde haja uma conexão entre estudantes e a população em geral.

O Cine São José, como patrimônio histórico da Paraíba, fundado em 1945, foi palco de diversos espetáculos de sucesso e faz parte da memória dos cidadãos que viveram seu apogeu. A CUFA apóia esta causa, pois a população terá acesso a oficinas, cursos e mostras de filmes, será um incentivo a produção audiovisual em Campina Grande, e com seus projetos ligados ao cine CUFA, estará dando visibilidade aos talentosos cineastas das favelas, cujas obras normalmente não têm acesso às salas de exibição.

Segundo o estudante e presidente do centro acadêmico do curso de Comunicação Social, Clóvis Brasileiro: “A intenção é tornar o Cine São José, um espaço de produção cultural com participação popular, além de local de interação entre a academia e a sociedade civil organizada, como parte da referenciação social de uma instituição pública de ensino”.

O curso é um dos mais destituídos de estrutura e falta de recursos para a formação dos alunos, a gestão do Cine pela UEPB é uma tarefa relevante, já que o propósito é transformá-lo em um cine teatro, onde toda a comunidade poderá participar, resgatando o interesse pela arte. Conheça a Central Única das Favelas Campina Grande: www.cufacampina.blogspot.com .

Aluska Cordão - Comunicação Cufa Paraíba
Tel: 55-83-9973.2705 Email: aluska.cufapb.campina@gmail.com
Twitter: @lulucks Skype: alu_ska6
Blog: www.cufacampina.blogspot.com
www.cufa.org.br // www.cufaparaiba.org


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More