quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ricardo Coutinho participa de debate Cultural com a CUFA Campina Grande

Preocupados com a atual situação cultural do Município, a CUFA Campina Grande participou de um debate no dia 22 de maio,quinta passada,no Centro de Cultura e Arte da Universidade Estadual da Paraíba, antigo Museu de Artes Assis Chateubriand.

Com a presença do atual candidato a Governador da Paraíba e ex-prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, foram discutidas propostas reais para uma adequação das favelas e periferias do Município na agenda Cultural da Cidade, firmando assim a proposta que tem a Central Única das Favelas, que é a inclusão social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer no centro dessas Comunidades, pois as mesmas sofrem de carência desse tipo de evento além da centralização artística que nosso Estado vem sofrendo.


“ A Cultura tem que ser democratizada, com espaço para todas as manifestações e é de interesse a inserção de artistas locais nos circuitos culturais”- Afirmou Ricardo Coutinho.

Também participou do Debate o ex-Governador da Paraíba, o Sr. Cássio Cunha Lima, o Diretor Executivo da FUNJOP e Músico Popular Chico César, O Mestre em Dança Folclórica Hipólito Lucena, além dos representantes da CUFA Campina Grande, o Webmaster e Coordenador de TI Hugo Rafael,o Designer e Coordenador de arte da CUFA Vínicios Sales e o Coordenador Municipal Thiago Alcântara.

“ O interesse da CUFA-Campina é realizar projetos em parcerias com Órgão Públicos dentro das Comunidades que mais necessitam de atenção.Incluir essas Comunidades dentro dos Circuitos Culturais facilita a divulgação dos artistas que ali moram e que não tiveram oportunidade reais ainda para mostrarem seus trabalhos. Além de incentivar crianças e jovens com a arte como forma de mudança” – Comenta Thiago Alcântara Coordenador da CUFA Campina Grande.

O Debate foi proposto e realizado pelo Músico e Produtor Cultural Leni Sucupira da Guaiamum Produções. Maiores informações e voluntários no Site: www.cufaparaiba.org. e www.cufacampina.blogspot.com .


Káthya Barros
Coordenadora de Comunicação CUFA-PB
e-mail: kathyabarros.cufapb@gmail.com
blog: kathyabarroscomunica.blogspot.com
twitter:@kathyabarros / Skype: kathya_barros
Fone: (83) 8835-3038
Site: www.cufaparaiba.org


FOTO 1- IRA DE GUADALUPE
FOTO 2 -DANIEL MORDEKAI


domingo, 25 de abril de 2010

CONSELHO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA PARAÍBA

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial tem como finalidade propor, em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povo indígena e nas comunidades tradicionais que compreende os quilombolas, ciganos, e as comunidades de terreiro, como também outros segmentos étnicos da população brasileira.
Neste último sábado, dia 24 de abril de 2010, na Federação do Comércio da capital paraibana, reuniram-se entidades que desenvolvem trabalhos relacionados a questões raciais, e após quase dez horas de palestras e debates, a votação para os conselheiros aconteceu com a apresentação de duas chapas, a Chapa da Resistência foi escolhida pela planária que foi soberana durante todo o processo da Assembléia.


A Central Única das Favelas na Paraíba, assumiu a suplência do segmento da Juventude, Kalyne Lima, a coordenadora Estadual acredita que a consolidação de um trabalho voltado para a implementação de políticas públicas de promoção da igualdade social através do CEPIR é o avanço de tanta luta e de tanta resistência do povo negro.

“Nossos ancestrais que nos acompanhe, pois o trabalho nunca foi e talvez nunca seja pouco nessa nossa busca por igualdade de direitos”, diz Kalyne Lima.



ASSECOM CUFA PARAÍBA

www.cufaparaiba.org


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Frente do Hip Hop inicia mapeamento nacional

O objetivo é obter dados qualificados em torno dos agentes que atuam com hip hop no país.

Diversos grupos que atuam com o Hip Hop dão início a um mapeamento que visa obter dados reais e atualizados sobre as dimensões desta expressão cultural no país. Estão envolvidas na ação todas as regiões brasileiras, através de grupos e agentes que atuam com o rap, break e grafite. O mapeamento visa a utilidade pública, sendo um instrumento para facilitar a conexão dos agentes do hip hop pelo país.

“Hoje o hip hop é uma das maiores expressões culturais ligada às periferias, são muitos os agentes que atuam em diversos municípios, entretanto esses agentes ainda não se conectam efetivamente. A proposta com o mapeamento é impulsionar as ações locais através do fortalecimento nacional, facilitar a captação de recursos, otimizar a comunicação, trabalhar a qualificação dos grupos e criar uma rede de circulação dos artistas” comenta Linha Dura, de Mato Grosso, um dos responsáveis pelo mapeamento.
A proposta é inspirada em iniciativas de sucesso que estão acontecendo pelo país, como o Circuito Fora do Eixo, onde a rede já conseguiu alcançar todos os objetivos listados. “Temos muitos grupos de rap no país, mas eles ainda têm muita dificuldade em circular, não são muitos os eventos e festivais de rap, e acaba que eles possuem uma atuação muito localizada. Enquanto isso observamos a cena de música independente, que passou pelas mesmas dificuldades que nós e hoje conseguem colher os resultados da organização ” completa Kakko, produtor cultural de Minas Gerais.
O que pauta a iniciativa é a transformação que a produção artística teve nos últimos anos, principalmente provocada pela popularização da internet. “Hoje muitos moradores de favelas possuem acesso a internet, seja na casa, no trabalho ou mesmo nas lan houses que pipocam pelas periferias brasileiras” enfatiza Galdino, rapper do Rio de Janeiro. A ação busca utilizar essa realidade a favor da produção do hip hop, fazer com que os artistas não esperem ser encontrados por um grande empresário, mas que existam condições para que eles se movam com suas próprias pernas, auxiliando-se mutuamente através de uma rede de trabalho colaborativo.
Os agentes do hip hop, ou mesmo que atuam com a produção musical, cultural, eventos e comunicação do hip hop podem preencher o mapeamento através do formulário disponibilizado neste link.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cufa Campina Grande apresenta projeto da LIIBRA para coordenação municipal de esportes

Nesta Quarta-Feira, 21 de Abril de 2010,a CUFA Campina Grande representada por Thiago Alcântara e Hugo Rafael apresentou ao coordenador municipal de esportes Eduardo Schafer (Dudu) o projeto do I Campeonato de Basquete de Rua Campinense que será uma etapa estadual da LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua.A reunião ocorreu no Complexo Esportivo Plínio Lemos localizado no bairro do José Pinheiro, os preparativos para a etapa estadual da LIIBRA já foram iniciados e as inscrições podem ser feita através do site www.cufaparaiba.org .


quarta-feira, 14 de abril de 2010

A CUFA Paraibana abre mais uma base no Município de Cabedelo

A Central Única das Favelas-Paraiba, dentro das metas nacionais discutidas no Encontro Nacional da CUFA-Brasil, realizada entre os dias 27 de 31 de janeiro passado, no Rio Grande do Sul, abre mais uma base no Município de Cabedelo, Grande João pessoa.

Sendo sua terceira Base no Estado,A CUFA-Paraiba- Base Cabedelo, será Coordenada pelo Mestre de Capoeira e Professor de Educação Física Adeilson Morais,que além de grande experiência com a Capoeira, tem uma militância respeitada dentro dos segmentos de cultura Afro Brasileira.

Cabedelo é um município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, Estado Paraibano.Tem uma área de 31,42 quilômetros e aproximadamente cinqüenta mil habitantes.Localiza-se bem próximo a João Pessoa e a principal ligação entre as duas cidades é a BR-230, iniciando lá o Km 0.

Fundada em fins do século XVI, na década de 1580 é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão que significa “ pequeno cabo” e o Porto de Cabedelo é uma das principais entrada e saída comercial do Estado.

Um dos ícones da cultura cabedelense é o Movimento de Música Popular de Cabedelo-MUSIPOC,presidido pelo músico Tadeu Patrício entre outros.

Com objetivo de difundir a entidade e valorizar as pessoas que moram em Comunidades da região, a CUFA trás discussões em torno de igualdade social,valorização pessoal, auto-estima, preconceito, além de oferecer atividades voltadas para a Cultura e o Lazer local.

A CUFA-PB hoje, é composta por quatro grupos internos, o Grupo CUFA VERDE, voltado para o Meio Ambiente, o Grupo Maria Maria que discuti informações sobre direitos femininos, A Frente Brasileira de Hip Hop, frente estratégica que propõe um novo olhar a cultura Hip Hop, desde do campo simbólico, a cidadania e desembocando na esfera econômica trabalhando com os quatro elementos, como o Dj, O Grafitti, A Rima e o Dançarino de Rua, valorizando trabalhos principalmente entre jovens que se encontram em risco social e o Cine CUFA , grupo formado para valorização do áudio-visual.

A Central Única das Favelas é uma organização sólida,reconhecida nacionalmente por suas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais, idealizada na década de 90 por jovens que moravam nas periferias do Rio de Janeiro, hoje,firma bases nos 27 Estados brasileiro, além de países como Bolívia, Alemanha,Chile, Hungria, Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Conheça a CUFA-PB através do Site: www.cufaparaiba.org ou encaminhe-se a nossa Sede na Rua Nossa Senhora da Paz, n 15, Comunidade do Grotão- João Pessoa-PB.


Favela tem voz, só precisa ser ouvida

O que os moradores das favelas pensam sobre as tragédias causadas pelas enchentes em todo Brasil nos últimos meses? O que está faltando para esses problemas não se repetirem nas próximas chuvas? O que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos moradores de favelas, palafitas, periferias, assentamentos, comunidades populares e etc. A CUFA -Central Única das Favelas- quer saber o que eles pensam, quer ouvir a voz da favela, e você quer ouvir?

Com sua participação, uma pesquisa inédita será realizada pela Cufa em parceria com IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social). Usando a entrevista como método e ouvindo 2.000 moradores de todo país, ouvindo o que eles têm a dizer sobre os temas que consideram mais relevantes e urgentes para a construção de uma Agenda Política e Social.

A pesquisa será realizada com total transparência, tendo um valor estipulado de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). Para garantir a ação, precisamos mobilizar muitos parceiros, uma vez que não desejamos verba pública para que não haja dúvidas sobre o resultado. Ajude-nos a ouvir a voz da favela! Contribua com o mínimo de R$ 5,00 (cinco reais) diretamente na conta do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, e mande sugestões de temas e perguntas para o e-mail pesquisacufa.ibps@cufa.org.br.
Informamos que a pesquisa será iniciada a partir da obtenção do valor integral.

Maiores informações no site: www.cufa.org.br.

FAVORECIDO: IBPS CONSULTORIA E PESQUISA LTDA
CNPJ: 04.967.411/0001-01
BANCO: UNIBANCO (409)
AGÊNCIA: 0190 (Agência Avenida)
CONTA CORRENTE: 213.664-5


CINECUFA - DA PERIFERIA PARA O MUNDO

Por Cristiana Richard

A partir de uma palestra de Cacá Diegues no Fórum Permanente da Cufa, é despertado o interesse pelo audiovisual. Foi percebido que o hip hop é importante, mas não poderia ser a única referência. A missão era maior, era contribuir para que os jovens se organizassem ainda mais sem abrir mão de seus protagonismos. E assim em 2004 é criado oficialmente o primeiro Núcleo de Audiovisual da Cufa, situado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O curso de audiovisual conta desde sua criação com os mais renomados professores da área, como Cacá Diegues, Ivana Bentes, Rafael Dragaud, Paula Lavigne e Silvio Tendler, entre outros. Permite que jovens façam seus filmes com uma visão da favela, de como a periferia vê o mundo. Também é uma porta a mais para estes jovens no mercado de trabalho, como a parceria com a produtora “Luz Mágica”, de Cacá Diegues.
O núcleo de audiovisual da Cufa que reúne diretores, produtores, técnicos e roteiristas, em sua maioria, formados pela instituição, é internacionalmente reconhecido pelo premiado documentário "Falcão - Meninos do Tráfico", de Celso Athayde e MV Bill.
Renata Athayde é uma ex aluna do curso de audiovisual e hoje trabalha na produtora “Aquarela Filmes”, no Rio de Janeiro. Renata conta que o mais importante para ela no curso foi a oportunidade de colocar em prática o que se aprende – “os alunos começam a ter uma noção do que realmente é produzir, filmar e dirigir. É uma tremenda responsabilidade e de fato uma grande chance.”

Renata diz também que todos deveriam aproveitar a oportunidade única – “acho que os alunos do curso devem tirar proveito de todas as aulas e principalmente dos professores do curso que são profissionais que atuam diariamente nesse mercado e tendem a passar todas as experiências, o que pode acontecer até mesmo de trabalharem juntos em algum projeto no futuro.”
Criar o Festival Internacional de Cinema - o Cinecufa, foi uma maneira de atender a demanda destas produções do curso, foi uma porta de saída. O festival também tem o propósito de mostrar aos jovens o que está sendo produzido no mundo todo, servindo de referência para estes jovens. Com o movimento do Cinema Novo na década de 50, um cinema mais realista, a favela foi retratada diversas vezes. Mas a proposta do Cinecufa é inverter esta posição, com a favela mostrando por ela mesma seu retrato, contando sua história e o que pensa do mundo.
O Cinecufa impulsionou a expansão das Cufas internacionais, haja vista que o festival recebia produções de favelas do mundo todo, percebeu-se a necessidade da Cufa no exterior. A Cufa internacional hoje está presente em mais de dez países, entre eles: Áustria, Itália, Estados Unidos, Bolívia e Colômbia.
O Núcleo de Audiovisual da Cufa inspirou outros projetos de cinema, além do CineCufa do Rio de Janeiro. Existe a mostra itinerante “Ver Favela”, RJ, que exibe produções feitas pelos alunos nas comunidades; “Cine Periferia Criativa”, DF, que é uma mostra de vídeo que tem como objetivo difundir a cultura da periferia; “Cine Teles Pires”, MT, que visa a democratização do acesso a obras audiovisuais, com ênfase na produção brasileira; “Cine Crioula”, MA, que está em fase de construção.
O Cinecufa está em sua quarta edição onde o pré-requisito para exibição é a favela ser a protagonista. O festival acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil – RJ em julho, com entrada gratuita. Para saber mais acesse o site www.cinecufa.com.br.


terça-feira, 13 de abril de 2010

AGENDA SOCIAL DAS FAVELAS 2010



A Central Única das Favelas - CUFA considera que as trágicas conseqüências desta temporada de chuvas no Brasil, e em especial no Estado do Rio de Janeiro, constituem uma oportunidade ímpar para o debate sobre as políticas públicas para fazer face aos problemas que atingem a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, EM ESPECIAL aquelas alocadas em favelas. Assim, a CUFA, respeitando as especificidades de cada local, resolveu, em parceria com o IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social), REALIZAR UMA INEDITA pesquisa.

Usando a entrevista como método e ouvindo 2.000 moradores e moradoras de todo país, a pesquisa irá consolidar o que têm a dizer estes moradores sobre os problemas vividos cotidianamente, suas prioridades e apontar as soluções para os temas que consideram mais relevantes e urgentes para a construção de uma Agenda Política e Social que contemple as necessidades e lacunas existentes para a garantia do exercício pleno da cidadania.



O documento final, com os resultados da pesquisa, será publicado E DISPONIBILIZADO PARA TODA A SOCIEDADE, E, POR QUE NÃO?, PARA os candidatos a cargos eletivos, para que eles possam exprimir seu posicionamento a respeito das questões apontadas e apontar suas proposta de SOLUÇÃO dos problemas. A pesquisa será realizada com total transparência pela CUFA e pelo IBPS, tendo um valor estipulado de R$ 70.000,00 (SETENTA mil reais). Para garantir a ação, precisamos mobilizar MUITOS PARCEIROS E PARCEIRAS, UMA VEZ QUE NÃO DESEJAMOS VERBA PÚBLICA PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS SOBRE SEU RESULTADO. A pesquisa abordará os temas mais relevantes paras as comunidades das favelas, COMO POR EXEMPLO REMOÇÃO de áreas de risco, SAUDE , CULTURA E TANTOS OUTROS TEMAS IMPORTANTE PARA A VIDA DESAS PESSOAS. Sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: pesquisacufa.ibps@cufa.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e a contribuição mínima de R$ 5,00 (cinco reais) diretamente na conta do IBPS:







FAVORECIDO: IBPS CONSULTORIA E PESQUISA LTDA



CNPJ: 04.967.411/0001-01



BANCO: UNIBANCO (409),



AGÊNCIA: 0190 (Agência Avenida),



CONTA CORRENTE: 213.664-5.







INFORMAMOS AINDA QUE A PESQUISA só será iniciada a partir da obtenção do valor integral. O saldo de doações será atualizado diariamente no site da pesquisa


domingo, 11 de abril de 2010

A Rede Globo, SESI e CUFA estarão juntas neste final de semana recebendo doações dos torcedores que irão ao Maracanã


A Rede Globo, SESI e CUFA ( Central Únicas das Favelas ) estarão juntas neste final de semana recebendo doações dos torcedores que irão ao Maracanã assistir aos seguintes jogos:

Botafogo x Fluminense (sábado – 10/04)
Flamengo x Vasco (domingo – 11/04)

Os postos de coleta estarão localizados próximos às entradas do público. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de esporte, Secretaria de Saúde e a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

A Solidariedade não para por aqui, na próxima quarta feira a CUFA estará presente com seus representantes , entre eles: MV Bill e Nega Gizza , com o SESI-RJ e a Rede Globo quando promovem a campanha para arrecadar mais doações para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. As chuvas afetaram milhares de moradores da cidade.

As doações poderão ser levadas aos seguintes postos:
Unidades do SESI/SENAI em todo estado do Rio de Janeiro, até o dia 7 de maio de 2010.


Clique aqui para consultar os endereços.

Unidade da CUFA - Centro cultural e esportivo , em Madureira , sob o Viaduto Negrão de Lima : Rua Alfeu Faria Castro S/N - Madureira ( embaixo do Viaduto Negrão de Lima).


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Voluntários

A CUFA seleciona estudantes do curso de Comunicação Social interessados em trabalhar como voluntários em seu Núcleo de Comunicação. O Núcleo é responsável pela produção de notícias, reportagens entrevistas, elaboração de material gráfico, planejamento de mobilização social, comunicação interna e assessoria de imprensa.
Os interessados devem enviar e-mail para voluntarios@cufaparaiba.org indicando seus dados, contatos e área de interesse (produção jornalística, produção gráfica ou assessoria/comunicação interna).
Os voluntários que se agregarem à Cufa receberão ainda certificado constando as horas trabalhadas e o serviço prestado à organização, para que possam apresentar como atividades extracurriculares exigidas pela faculdade em questão.



Mais informações pelo telefone 8875-2681.


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Intervenção do Projeto Ação Miraculosa na Escola Estadual Monte Carmelo em Campina Grande

O projeto “Ação Miraculosa”,realizado pelo COLETIVO Maria Maria, da Central Única da Favelas(CUFA-PB) em Campina Grande nesse último final de semana, dia 27,levou DIVERSAS mulheres, JOVENS e crianças, À Escola Estadual Monte Carmelo, no Bairro da Bela Vista, para participar das oficinas oferecidas gratuitamente e conhecer um pouco mais sobre os direitos da Mulher discutidos nas palestras.

As oficinas de Trançado Africano, E GRAFFITI foram as mais procuradas.Realizadas por profissionais especializadas, as oficinas tiveram duração de TRÊS horas e um envolvimento satisfatório das alunas, comenta ANDREZA professora de GRAFFITI.

Maria Maria é um movimento organizado de mulheres dentro da CUFA- Central Única das Favelas. As Marias são mulheres da CUFA nos Estados, negras ou não, que além de construir um projeto coletivo e democrático dentro da instituição, tentam organizar o discurso das mulheres das periferias, sobre tudo jovens, para que elas possam se estimular e participar dos processos políticos de decisão e ocupação de espaço na sociedade.

Durante todo o dia, pessoas de todos os lugares de Campina Grande movimentaram a Escola Monte Carmelo participando e se envolvendo nesta causa de valorização da mulher.” Esse tipo de evento mostra o interesse que as mulheres buscam: a informação o aprendizado profissional e a alto valorização dentro de uma sociedade ainda injusta em seu desenvolvimento pessoal”- Comenta Kalyne Lima- Coordenadora Estadual da CUFA-PB.

O evento fechou o dia de Comemorações com show’s dos grupos Afronosdestinas, Tropeiros do Brooklyn, DJ Hunter e o Grupo de Capoeira Abadá Brasil formado só por mulheres, além da exposição fotográfica de um olhar masculino sobre a beleza da mulher do fotografo Vinícius Sales e Milena Moreira que trouxe a valorização da Mulher no Ambiente Profissional mostrado em seus trabalhos fotográficos.

Káthya Barros

Assessoria de Impressa

Coordenação de Comunicação


CUFA- Paraíba




Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More