quarta-feira, 14 de abril de 2010

A CUFA Paraibana abre mais uma base no Município de Cabedelo

A Central Única das Favelas-Paraiba, dentro das metas nacionais discutidas no Encontro Nacional da CUFA-Brasil, realizada entre os dias 27 de 31 de janeiro passado, no Rio Grande do Sul, abre mais uma base no Município de Cabedelo, Grande João pessoa.

Sendo sua terceira Base no Estado,A CUFA-Paraiba- Base Cabedelo, será Coordenada pelo Mestre de Capoeira e Professor de Educação Física Adeilson Morais,que além de grande experiência com a Capoeira, tem uma militância respeitada dentro dos segmentos de cultura Afro Brasileira.

Cabedelo é um município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, Estado Paraibano.Tem uma área de 31,42 quilômetros e aproximadamente cinqüenta mil habitantes.Localiza-se bem próximo a João Pessoa e a principal ligação entre as duas cidades é a BR-230, iniciando lá o Km 0.

Fundada em fins do século XVI, na década de 1580 é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão que significa “ pequeno cabo” e o Porto de Cabedelo é uma das principais entrada e saída comercial do Estado.

Um dos ícones da cultura cabedelense é o Movimento de Música Popular de Cabedelo-MUSIPOC,presidido pelo músico Tadeu Patrício entre outros.

Com objetivo de difundir a entidade e valorizar as pessoas que moram em Comunidades da região, a CUFA trás discussões em torno de igualdade social,valorização pessoal, auto-estima, preconceito, além de oferecer atividades voltadas para a Cultura e o Lazer local.

A CUFA-PB hoje, é composta por quatro grupos internos, o Grupo CUFA VERDE, voltado para o Meio Ambiente, o Grupo Maria Maria que discuti informações sobre direitos femininos, A Frente Brasileira de Hip Hop, frente estratégica que propõe um novo olhar a cultura Hip Hop, desde do campo simbólico, a cidadania e desembocando na esfera econômica trabalhando com os quatro elementos, como o Dj, O Grafitti, A Rima e o Dançarino de Rua, valorizando trabalhos principalmente entre jovens que se encontram em risco social e o Cine CUFA , grupo formado para valorização do áudio-visual.

A Central Única das Favelas é uma organização sólida,reconhecida nacionalmente por suas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais, idealizada na década de 90 por jovens que moravam nas periferias do Rio de Janeiro, hoje,firma bases nos 27 Estados brasileiro, além de países como Bolívia, Alemanha,Chile, Hungria, Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Conheça a CUFA-PB através do Site: www.cufaparaiba.org ou encaminhe-se a nossa Sede na Rua Nossa Senhora da Paz, n 15, Comunidade do Grotão- João Pessoa-PB.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More