quarta-feira, 21 de março de 2012

Viradão Esportivo 2012: Trinta e três horas de esporte, arte e cidadania

Nos dias 17 e 18 de março aconteceu em várias cidades da Paraíba a terceira edição do Viradão Esportivo. Os municípios que sediaram este evento foram João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Nova e Cachoeira dos Índios.

Com o tema "Viradão contra a Dengue", a CUFA - Central Única das favelas -, teve como intuito unir cultura, esporte e levar cidadania e lazer a varias comunidades do estado. Como exemplo, logo no primeiro dia do evento, com o apoio da equipe de agentes de vigilância sanitária 
e da Secretaria Municipal, a CUFA em Alagoa Nova, deu um alerta entregando um material com as medidas preventivas contra a dengue, fazendo com que todo o publico - torcedores e atletas - que chegavam ao ginásio esportivo ‘O Otavão’ para participar do torneio do  futsal o torneio de vôlei, pudessem lembrar a importância do combate ao mosquito. No final da tarde aconteceu, no campo ‘O Geraldão, o torneio de futebol.

Ainda em Alagoa Nova, o domingo teve sabor e cheiro bom com o café da manhã para os participantes do atletismo na maratona infantil e adulta, “ Tivemos a  presença de  Ednalva Laureano - mais conhecida como “Pretinha” - que e é um grande exemplo para as crianças maratonistas”, ressalva Adriana Duarte, coordenadora da CUFA no município. No final, a atleta Pretinha fez a entrega das medalhas. O evento seguiu com o ciclismo percorrendo os principais pontos da cidade, além da final do Campeonato de Futebol de Campo.

"O evento foi muito significativo por estarmos mobilizando a sociedade, dando incentivo à pratica de todas as modalidades de esportes pela primeira vez em Alagoa Nova, além de estar conscientizando os desportistas e o publico no combate à dengue", completa Adriana Duarte.

Dentre tantas modalidades esportistas, a LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua, teve sua participação e muitos jogadores poderam mostrar a arte através do esporte de rua. No entanto, muitos Raper's tiveram espaço de expressão através de suas rimas, além de muita dança de rua.

"Esse evento já é uma prática anual e a CUFA se coloca como a organizadora, pois acredita em seu papel social, e os resultados são sempre surpreendentes e estimulantes" afirma Hugo Rafael, coordenador da CUFA Campina Grande.

Em Campina Grande, as atrações ficaram por conta do Muay Thai,Jiu-Jitsu, das  apresentações de Bike, deCapoeira, demonstração da arte do graffiti, além da apresentação do projeto Molecada e do show do NH2C - com direito a apresentação de b-boys.

Já em João Pessoa, no primeiro dia do evento, teve início a fase eliminatória do torneio de futsal. À tarde, o‘Viradão Jampa’ – como foi chamado - recebeu o campeonato de skate, além do Grupo de Capoeira Terra Firme e a fase eliminatória e classificatória da LIIBRA 2012 - etapa municipal. E debaixo de chuva, o primeiro dia foi fechado com a apresentação dos b-boys.

No domingo pela manhã foi realizada a final do futsal e entrega dos troféus. Logo mais, na tarde do último dia do evento, foi a vez da final da LIIBRA de João Pessoa, em que foram classificados os seis melhores times de basquete de rua para a etapa estadual da LIIBRA 2012, com a entrega dos troféus dos times vencedores da etapa municipal.

“A organização dos dois dias do Viradão foi considerada satisfatória. Organizamos de forma que cada membro da CUFA Jampa pudesse se revezar entre o grupo para dar assistência nos dois turnos, tanto no sábado quanto no domingo. Durante a realização do Viradão foram surgindo idéias novas para melhorar o Viradão 2013, bem como os demais eventos que a CUFA João Pessoa realizará ainda neste ano” concluiu Aline Oliveira que esteve à frente do Viradão em João Pessoa.
No final do evento, como resultado, muitas pessoas se mostraram engajadas levando o nome do esporte através da arte, da música e mostrando que cidadania se constroi com vontade, saúde e cultura.

Confira as fotos no nosso Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003167460177


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More