sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CUFA Brasil voltada para a saúde

Podemos dizer que o envolvimento da Central Única das Favelas (CUFA) com a saúde iniciou-se ainda em 1998 devido a problemática do crack durante as gravações do documentário “Falcão Meninos e o Tráfico”. Em 2006, caímos em campo na exibição do documentário para a sociedade e para o presidente da República, alertando sobre a merla, mais comum no centro-oeste do País, e o crack, mais presente em São Paulo, de onde estava se espalhando rapidamente para todo o território nacional. Voltamos nossa atenção para estudar e compreender melhor essas drogas. Nossas estimativas à época apontavam para uma epidemia do crack em 2013 e da merla em 2017. No mesmo ano, em função do período eleitoral, expusemos a situação aos presidenciáveis a fim de alertá-los, buscando a construção de políticas públicas.

A partir de 2007, com o presidente Lula, foram iniciadas as discussões nos Ministérios. Em 2009, o Ministério da Justiça iniciou as articulações e propostas. Diante disso, intensificamos a pesquisa sobre o crack, com a elaboração de livros, discos e um documentário audiovisual “Selva de Pedra”, que colaborou para pautarmos publicamente o problema que precisa ser encarado não somente como caso de polícia ou de oferta de clínicas de internação. Com isso, conseguimos expor e ampliar os espaços de atuação, alertando as comunidades, o poder público, os empresários, os meios de comunicação, os movimentos, as organizações, os grupos sociais e os parlamentos, transitando por diversas esferas da sociedade cearense e expandindo para todo o Brasil.

A CUFA-Saúde vem atender a crescente necessidade de atenção da própria comunidade, seus multiplicadores, na prevenção de doenças e agravos.

Projetos, suas implementações e parcerias estão sendo feitos pela CUFA, com as suas representações, ao longo de todo o país e mundo.

Como o conhecimento e a prevenção são as chaves para a saúde, vários trabalhos já foram e estão sendo realizados, juntamente com parceiros na área de saúde, na prevenção da tuberculose, hanseníase, combate a dengue, tabagismo, alcoolismo, hepatites virais, violência domestica, saneamento básico, DST/AIDS e drogas. Fazendo do nosso jeito, essas ações estão sendo feitas através de RAPs, vídeos, grafite, basquete de rua, exposições fotográficas, livros entre outros projetos necessários para o bem estar das comunidades. Esses, são problemas que fazem parte não só das favelas, mas abrange vários outros tipos de comunidades marginalizadas como quilombolas, aldeias indígenas, entre outras. Um quadro de saúde extremamente precário, que se fez urgência em uma intervenção imediata pela Central Única das Favelas a fim de garantir melhores condições de crescimento, desenvolvimento e qualidade de vida dos habitantes dessas comunidades.

CUFA-Saúde Promovendo cidadania, desenvolvimento e qualidade de Vida…fazendo do nosso jeito!

Acesse o o blog: http://cufasaude.wordpress.com/ e saiba mais sobre os trabalhos da CUFA-Saúde.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More