segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Economia Solidária em pauta no Encontro Nacional da CUFA

Cufianos de todo Brasil conheceram de perto uma temática promissora no Brasil

Por Ederson Deka – CUFA MT

Presidente da Cufa, Preto Zezé, Roberto Marinho da SENAES e a vice presidente Karina Santiago

As discussões no 2º dia do 6º Encontro Nacional da CUFA foram enriquecedoras com a palestra de Roberto Marinho do Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária), que aconteceu em Fortaleza (CE) entre os dias 16 e 19 de fevereiro, no Hotel Praia Centro.

A pauta é fortemente debatida a nível nacional e com um campo extenso de atuação. A convite de Karina Santiago, vice-presidenta da CUFA, Marinho fez uma breve explanação do que é Economia Solidária e apresentou alguns exemplos de sucesso, sendo um deles o Banco Comunitário Palmas, situado na periferia de Fortaleza – CE.

As questões apresentadas por Roberto Marinho, na mesa intitulada “Conhecendo a Rede de Economia Solidária do Brasil e Construindo Ações em Comunidades e Favelas”, descortinou algumas dúvidas sobre o assunto, especialmente, que ela não é assistencialista e sim provocadora do protagonismo das pessoas, ou seja, sustentabilidade e renda.

A Economia Solidária é um dos primeiros passos para a autogestão, ou seja, buscar alternativas para diminuir os impactos da economia capitalista, não significa que ela deixará de existir, mas estaremos propondo novas alternativas econômicas em que muitas comunidades se encontram seja nas favelas ou em localidade que estão em situação de risco, pois o principal objetivo é a sustentabilidade” disse Roberto Marinho.

Segundo Karina Santiago, a idéia de propor uma mesa sobre Economia Solidária resultou da transversalidade dos trabalhos da instituição, pois muitas vezes as CUFA’s realizam trabalhos nessa área e não sabem.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More